Please reload

Posts Recentes

Investidor Home Equity

June 16, 2019

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Você sabe o que é um pleito de Ex-Tarifário?

11 Nov 2019

 

 

O Pleito de Ex-tarifário é um mecanismo que consiste na redução do imposto de importação para uma alíquota entre 2 e 0 por cento. Tal recurso se aplica apenas aos bens de capital, de telecomunicações e informatica (denominados como BK e BIT) que não possuam similares nacionais.

 

Muitos máquinarios complexos e pesados ou até mesmo componentes de informatica de alto valor agregado não são produzidos no Brasil, portanto, são elegíveis ao regime em questão.

 

Frente ao cenário econômico estagnado, o governo vem atuando fortemente na tentativa de atrair de investimentos, diante disso as últimas resoluções de ex-tarifários publicadas no Diário Oficial tem reduzido a alíquota do imposto de importação à 0 por cento, sendo a alíquota miníma para o regime.

 

O pleito envolve uma série de análises técnicas e tudo começa com a classificação fiscal do bem no código da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), o qual deve obedecer as regras gerais de interpretação do sistema harmonizado (RGI), as notas explicativas do sistema harmonizado (NESH) e os direcionamentos da organização mundial das aduanas (OMA).

 

Paralelamente a classificação fiscal e já em posse das informações técnicas, que são obtidas por meio de catálogos técnicos ou outras fontes de informação, elabora-se a descrição completa do bem, ambas análises são primordiais para uma operação bem planejada, inclusive até para uma operação de desembaraço aduaneiro com a utilização do referido benefício sem questionamentos por parte das autoridades.

 

Com a publicação da Portaria ME Nº309/2019,  uma série de análises tem mudado, descrições devem seguir exatamente como rege a portaria em questão, prazos de analise do governo foram reduzidos, bens usados são passiveis de análise, entre outras mudanças que visam otimizar e agilizar o regime.

 

Na PW Comex, os pleitos de ex-tarifário passam pela mão de especialistas no tema, damos o suporte total para nossos clientes.  Nossas análises e justificativas para conseguir a concessão de um ex-tarifário são realizadas através da abordagem de temas econômicos e mostram o real retorno do bem ao governo, nesse sentido, analisamos a criação de postos de trabalho, aumento de exportações, capacitação técnica de pessoal entre outros temas econômicos.

 

Está buscando expandir ou inovar sua empresa? Vai importar bens de capital ou de telecomunicações e informática? Vamos tentar otimizar esse projeto, fale com a PW Comex para viabilizar seu pleito de ex-tarifário.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Procurar por tags

Av. Presidente Itamar Franco, 3840 / 1405 - Juiz de Fora/MG

(Trade Office)

CEP: 36033-318

 

  • Whatsapp - Loja de Negócios
  • Facebook - Loja de Negócios
  • LinkedIn - Loja de Negócios

© Copyright 2020